A EDUCAÇÃO DO SENSÍVEL: SABERES EDUCATIVOS QUE CIRCULAM NA COMPREENSÃO DO SER HUMANO

Andressa Cristina Vani

Resumo


Educar é um processo humano de inter-relação de um para o outro. Nesse compartilhar recíproco de experiências e vivências, é preciso possibilitar o conhecer e o repensar do viver humano pela educação sensível, em que o aluno possa perceber as sensações, os sentidos, saber ouvir, ver, falar, degustar para melhor se compreender, e compreender o outro, em suas peculiaridades e diferenças. Percebemos que tudo muda constantemente, em uma velocidade instantânea, em que as pessoas acabam trocando o contado físico pelo contato virtual, deixamos de enxergar, degustar, ouvir, perceber e muitas vezes nem somos percebidos. Diante do exposto, o presente estudo tem como temática A educação do sensível: saberes educativos que circulam na compreensão do ser humano. Essas interfaces da vida contemporânea influenciam na estrutura social e no ambiente escolar; diante disso, propôs-se como problemática de estudo: quais as possibilidades educativas que o ensino da Arte, no viés da educação do sensível, pode contribuir em um repensar as inter-relações humanas dos educandos da Escola de Educação Básica? A pesquisa caracterizou-se pelo uso da abordagem qualitativa, de cunho etnográfico como pressuposto metodológico e teórico. Para a análise dos achados da pesquisa, utilizou-se a abordagem fenomenológica. Os participantes do processo de intervenção docente foram educandos das Séries Finais do Ensino Fundamental de uma Escola de Educação Básica pertencente à rede pública municipal e estadual de ensino da cidade de São Miguel do Oeste, SC.

Palavras-chave: Educação sensível. Ensino da Arte. Educandos.

 


Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Unoesc & Ciência ACHS de Editora Unoesc está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://editora.unoesc.edu.br/.

 

ISSN: 2178-3438

 

Visitas a partir de 26 de janeiro de 2017

 

contador para sites