As ações das crianças no cotidiano de uma creche: tensão entre transgressão e disciplina

Elaine de Paula

Resumo


O trabalho aqui proposto é resultado de uma investigação que teve como motivação compreender as práticas educativas desenvolvidas em uma instituição de educação infantil pública de Florianópolis. O recorte realizado teve como corpus de análise as relações estabelecidas entre os adultos e as crianças no interior da instituição, especialmente aquelas situações definidas pelos adultos como de transgressão por parte das crianças. Procurou-se, também, compreender as relações que as crianças estabeleciam entre si (relações entre pares) e as múltiplas estratégias criadas por elas para burlar as imposições dos adultos. A fim de dar visibilidade às manifestações das crianças  sobre o que vivenciavam na instituição, foram utilizados diferentes recursos: registro escrito, registo fotográfico (feito pela pesquisadora e pelas crianças), dramatizações, literatura,  desenho, bem como a captura das expressões faciais que as crianças utilizavam para se comunicar entre elas. Os jeitos de agir das crianças indica um aprendizado social de como lidar com as estruturas impostas e reforça a ideia de redes de aprendizagem construídas no sentido horizontal – entre pares.

Palavras-chave: Práticas educativas. Crianças. Transgressão.


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