MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO VALE DO RIO DO PEIXE, JOAÇABA, SANTA CATARINA, BRASIL, COM NOVOS REGISTROS PARA O ESTADO

Emili Bortolon Santos, Gerson Azulim Muller, Mario Arthur Favretto

Resumo


Trezentos e setenta e sete espécimes, distribuídos em 13 espécies de mosquitos, foram coletados entre junho e novembro de 2011 em uma área florestal do Parque Natural Municipal Vale do Rio do Peixe no município de Joaçaba, Santa Catarina. As três espécies mais abundantes foram Aedes crinifer (62,3%), Psorophora ferox (23,6%) e Trichoprosopon pallidiventer (5,1%). Em relação à abundância e à riqueza dos culicídeos de acordo com o mês, verificou-se que outubro apresentou maior abundância de culicídeos (33,34%), seguido de agosto (23,34%) e novembro (20,42%). Quanto à riqueza, outubro apresentou o maior número de espécies coletadas (11), seguido de novembro (9) e agosto (6). Também verificou-se abundância e riqueza dos horários de coleta; o horário compreendido entre 11 e 12 horas apresentou maior abundância e riqueza. Em contrapartida, o horário que apresentou menor abundância e riqueza foi das 8 às 9 horas. Foram registradas três novas espécies de Culicidae para o Estado de Santa Catarina (Mansonia indubitans, Sabethes whitmani e Wyeomyia sabethea). A possível importância médica e veterinária dos relatos é discutida.

Palavras-chave: Culicidae. Novos registros. Santa Catarina. Vetores.


Texto completo:

PDF XML


Licença Creative Commons
Evidência - Ciência e Biotecnologia de Editora Unoesc está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://editora.unoesc.edu.br/index.php/evidencia/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://editora.unoesc.edu.br/

ISSN 2236-6059

INFORMAÇÃO: De 01.03.2013 a 25.01.2017 a Evidência adotou o contador de acessos Código Fonte e registrou 52.509 acessos únicos.
Para acompanhar também o acesso em outros países, a partir de 26.01.2017 adotamos um novo contador.

Visitas a partir de 26 de janeiro de 2017

contador de visitas online