SIGNIFICADOS E FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTENDIMENTO DOS PAIS, PROFESSORES E ALUNOS

Damir Salete Galeazzi Forner, Maria Teresa Ceron Trevisol

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo qualitativo sobre significados e funções da avaliação da aprendizagem escolar do aluno do Ensino Fundamental no entendimento dos pais, professores e alunos, realizado em duas escolas do município de Chapecó, Oeste do Estado de Santa Catarina, nos anos de 2009 e 2010. Os dados foram coletados por meio de grupos focais. A amostra incluiu 19 sujeitos: seis alunos, seis professores e sete pais. O tema foi abordado a partir de um roteiro de cinco perguntas. Os resultados do estudo demonstraram que há semelhanças e diferenças no entendimento dos significados e funções da avaliação da aprendizagem escolar pelos pais, professores e alunos. As semelhanças incluem: valorização da nota; avaliação como provas, testes e trabalhos; comparação, classificação e seleção dos alunos; avaliação como reprodução dos valores sociais dentro da escola por força do sistema; componente curricular, que mostra o grau de retenção dos conteúdos e o comportamento dos alunos. As diferenças estão circunscritas na perspectivação dos sujeitos. Os pais entendem a avaliação da aprendizagem escolar como um indicador do sucesso dos filhos no futuro; os professores entendem a avaliação da aprendizagem escolar como componente curricular de natureza complexa e de caráter normativo que os leva a transitar entre a lógica do processo e a do resultado; os alunos entendem a avaliação da aprendizagem escolar como cobrança de conteúdos e comportamentos por meio de métodos e procedimentos contraditórios que podem afetar sua vida, dentro e fora da escola, agora e no futuro.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Colóquio Internacional de Educação de Editora Unoesc está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://editora.unoesc.edu.br/index.php/coloquiointernacional/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://editora.unoesc.edu.br/

O IV Colóquio Internacional de Educação (Educação, diversidade e ação pedagógica) e I Seminário de “Estratégias e ações multidisciplinares” (Projeto Unoesc / Programa Observatório da Educação – CAPES), promovidos pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Unoesc constituem-se espaço de estudos e debates acerca do tema central: Educação, Diversidade e Ação Pedagógica.

O IV Colóquio Internacional de Educação, Educação, Diversidade e Ação Pedagógica e o I Seminário de Estratégias e ações multidisciplinares (Projeto Unoesc/Programa Observatório da Educação – CAPES) articulam-se com o propósito de promover processos educativos capazes de responder aos desafios contemporâneos em educação.

Ademais, a interação e o diálogo propiciados entre a comunidade interna e externa intensificam a efetivação do compromisso da Unoesc com o desenvolvimento, desde o âmbito local, regional, nacional e internacional, por meio de ações dinâmicas em reflexão e interventoras que impliquem a transformação da realidade, em prol da construção de uma sociedade justa em contexto de diversidade.

ISSN 2237-857X