Provinha Brasil O que é? Por quê? Para quê?

Janine Lauschner, Rosângela Coelho da Cruz

Resumo


Na pesquisa, realizou-se uma análise de como os professores alfabetizadores se apropriam dos resultados da Provinha Brasil na sua prática cotidiana, considerando-se que essa avaliação pode ser ou não uma ferramenta para avaliar o nível de alfabetização dos alunos do segundo ano do ensino básico. Nesse contexto, pretende-se, neste trabalho, verificar a importância da realização da Provinha Brasil, percebendo a influência dos seus resultados no replanejamento das ações pedagógicas da escola. Para tanto, buscou-se contextualizar a avaliação nas diferentes tendências pedagógicas, a fim de compreender sua finalidade e se se constitui como um instrumento, um processo, da formação discente e docente. Visando a compreender os objetivos, importância e finalidades da Provinha Brasil, pesquisou-se além dos documentos do Ministério da Educação, gestores, professores e responsáveis pela Secretaria de Educação Municipal e Estadual do município de Xanxerê. Este trabalho faz parte de uma pesquisa que se insere no campo de estudos sobre as práticas avaliativas do processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental. Ele busca trazer dados sobre os impactos das avaliações externas, como a Provinha Brasil, no desenvolvimento das práticas do ensino das habilidades de leitura e escrita nas escolas públicas. Por meio da pesquisa qualitativa, o trabalho desenvolveu-se por meio de entrevistas com os professores alfabetizadores e gestores de escolas das redes municipal e estadual do município de Xanxerê; buscou-se coletar informações relacionadas às condições de aplicação da avaliação e o trabalho com os resultados obtidos com a aplicação desse instrumento. Com base nas leituras e entrevistas realizadas, percebeu-se que a aplicação das avaliações é uma política que ganha cada vez mais espaço para a avaliação não somente do desempenho do aluno mas também do trabalho do professor, o que tem trazido repercussões para a prática em sala de aula dos professores alfabetizadores.

Palavras-chave: Alfabetização. Avaliação. Processo educativo. Provinha Brasil. Tendências pedagógicas.

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários
 |  Incluir comentário

Licença Creative Commons
Unoesc & Ciência ACHS de Editora Unoesc está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://editora.unoesc.edu.br/. ISSN: 2178-3438 A partir de 23 de abril de 2013
visitas